Retração Gengival

O que é?

É o afastamento da gengiva que circunda o dente provocando o aparecimento da raiz e a sensação de que o dente está maior.

O que causa a retração gengival?

São diversas as causas e em muitos casos não existe um fator influenciando mas vários: desde uma má escovação, presença de periodontite, dentes mal posicionados, tecido gengival fino e dentes com mordida traumática. Somente uma criteriosa análise do cirurgião dentista poderá dizer qual foi a causa pois para cada pessoa pode ter fatores causadores diferentes.

Como trato a retração gengival?

O tratamento se dá mediante a descoberta da causa eliminando o problema elimina-se a progressão da doença. O que fica são as sequelas que é a exposição da raiz e para esta condição existe um cirurgia que recobre a raiz. Mas somente uma consulta com o cirurgião dentista poderá determinar o que é melhor para sua condição pois o tratamento que foi executado em um amigo, parente ou vizinho e que deu certo não necessariamente se aplicará a você.

Como sei que estou com retração gengival?

Geralmente o primeiro sintoma é a sensibilidade dentinária ao ingerir alimentos frios ou quentes pois com a exposição da raiz ela fica desprotegida das agressões externas. Também ela pode ser percebida visualmente comparando a gengiva dos dentes vizinhos, o que sofreu a retração estará bem acima (dentes superiores) ou abaixo (dentes inferiores). Dor, vermelhidão e sangramento ao escovar são outros sinais e sintomas.