Gengivite e Periodontite

Se a sua gengiva sangra, deve ser motivo de preocupação

O que é gengivite?

​É a inflamação  da gengiva.

O que causa a gengivite?

A causa primária da gengivite é a placa bacteriana, existem outros fatores que influenciam a gengivite eles são chamados de predisponentes e modificadores.

Isto significa que se você tem cárie, restaurações ou próteses mal adaptadas na sua boca há um fator predisponente que facilita o acúmulo de placa bacteriana tornando a sua gengivite mais acentuada.

Os fatores modificadores estão relacionados como o seu organismo reage. Então, por exemplo, um diabético que não esta com as taxas de glicose controlada a presença da diabetes irá potencializar e dificultará o tratamento da gengivite. Outros exemplos de fatores modificadores são o estresse, disfunções endócrinas, deficiência nutricional entre outros.

E como me livro da placa bacteriana e dos fatores predisponentes e modificadores?

A placa bacteriana é eliminada com uma correta escovação. Quanto aos fatores predisponentes e modificadores precisa de um adequado exame com o dentista para que ele identifique o que você tem. Mas atenção isto é prevenção da doença porque se você já tem ela além de medidas preventivas você precisará de tratamento.

Se eu não tratar a gengivite o que acontece?

Foi comprovado cientificamente que se não tratar a gengivite em 89% dos casos ela evolui para uma forma mais agressiva que se chama periodontite. A periodontite provoca a perda irreversível do osso que segura o dente e com o tempo a perda do dente.

Como trato a gengivite?

A gengivite só pode ser tratada pelo cirurgião dentista que tomará as medidas necessárias pois cada pessoa possui necessidades diferentes.

Como sei que estou com gengivite?

Se a sua gengiva sangra ao escovar ou passar o fio dental, ou até ao leve toque é um forte sinal de que você está com gengivite. Também pode aparecer vermelhidão e inchaço na gengiva. Quanto a dor,  não é comum mas pode aparecer nos casos mais graves.

O que é Periodontite?

Quando uma gengivite não é corretamente tratada ela poderá progredir para a periodontite que é a inflamação dos tecidos que seguram o dente. Como consequência há perda do osso que segura o dente essa perda é irreversível e se não tratar, chegará ao ponto do dente ficar com mobilidade. A periodontite é uma doença crônica e mais complexa do que a gengivite e não há cura para o paciente. Uma vez com a doença a pessoa precisará de acompanhamento pelo resto da vida.

O que causa a periodontite?

A periodontite precisa da presença da placa bacteriana mas, alem disso os fatores predisponentes e modificadores também influenciam.

Se eu não tratar a periodontite o que acontece?

O dente irá iniciar com uma mobilidade progressiva até o ponto de perde-lo. Em alguns casos o dente fica tão mole que é facilmente removido da boca como se fosse um dente de leite.

Como trato a periodontite?

O cirurgião dentista irá avaliar qual o tipo de periodontite você tem e qual o melhor tratamento. Será solicitada uma série de radiografias e em alguns casos uma tomografia para avaliação do grau da perda óssea.

Quando estiver com a doença controlada você entrará em um programa de manutenção em que consiste em visitas periódicas.

A colaboração e a conscientização do paciente são fundamentais no sucesso da terapia. Como a placa bacteriana é o fator iniciador da doença o paciente deverá ter um rígido controle da sua escovação, portanto o sucesso do tratamento também dependerá da colaboração do paciente com técnicas corretas de escovação que serão ensinadas pelo dentista.

E engana-se quem acha que escovar os dentes é algo fácil. A sua execução requer disciplina, atenção, destreza manual e paciência.

Como sei que estou com periodontite?

A periodontite é uma doença silenciosa, quando o paciente percebe que alguma coisa está errada é porque ela já está grave. O sangramento gengival é um indício mas também existem situações em você aperta a gengiva e sai dela um liquido amarelado que é o pus.

A mobilidade ou a movimentação do dente no arco são outros sinais. Em algumas pessoas a halitose também está presente. Os dentes ficam com acúmulo de cálculo e manchas deixando-os amarelados ou acastanhados ou até mesmo com manchas esverdeadas.

Outro ponto relevante é o histórico familiar. Se você tem algum parente próximo com a periodontite você tem que ficar atento ao aparecimento da doença.

Posso ’pegar’ a periodontite de alguém? Ela é contagiosa?

A periodontite não é contagiosa. O que acontece é o seguinte se existe algum parente que possua a doença você já sabe que devido a herança genética você poderá ser propenso também a desenvolver a periodontite.