Facetas e lentes de contato

Harmonize o seu sorriso.

O que são facetas estéticas?

Faceta é uma de técnica de restauração onde um material é aplicado sobre o dente corrigindo forma e coloração melhorando a estética do sorriso.

 

Quais os materiais utilizados? Como elas são aplicadas nos meus dentes? Existe diferença na qualidade entre eles?

Existem basicamente dois tipos de facetas: as que são construídas diretamente sobre o dente, e as que são fabricadas fora da boca e depois colada sobre os dentes. A primeira é chamada de direta e a segunda de indireta.

As facetas diretas são feitas em resina que é o mesmo material utilizado nas restaurações. Cada dente possui uma necessidade diferente portanto existem casos em que haverá desgaste do dente para aplicar a resina mas em outros não será preciso. Quem decide isto é o dentista após análise do sorriso do paciente.

Para a faceta indireta é feito um molde dos dentes e este vai para um laboratório onde é confeccionada a nova forma. O dentista recebe o trabalho pronto e cola sobre o dente antigo. Como o trabalho é construído todo fora da boca o material utilizado é a porcelana e este já vem liso e com brilho. As facetas indiretas precisam de um preparo no dente (desgaste) para poder haver um encaixe da porcelana sobre o dente e também porque o técnico do laboratório precisa de um espaço para poder trabalhar o novo formato e cor dos dentes. Se não houver este espaço não haverá um perfeito encaixe e o dente ficará grosso impedindo o aspecto de natural tão desejado.

Ambas as técnicas funcionam muito bem e a escolha vai depender da necessidade do paciente e deve ser conversada com o dentista.

O que é lente de contato odontológica?

 

A diferença entre faceta e lente é a espessura, a faceta é mais espessa enquanto a lente é bem fina assemelhando a espessura da lente de contato oftalmológica, daí o nome. A ‘lente de contato’ é utilizada para correção de dentes com problemas de forma. Devido justamente a sua principal característica, de ser muito fina, ela é indicada para situações bem específicas, dentes muito escuros por exemplo, não tem indicação. Cabe somente ao dentista decidir qual a melhor forma de tratamento para cada situação (usar faceta ou lente). Para haver um encaixe da lente sobre o dente as vezes é necessário um preparo (desgaste) mas, ao contrário da faceta o preparo é mínimo, envolvendo geralmente o esmalte dentário. Um olhar despreparado não consegue perceber que houve um desgaste. Assim como as facetas as lentes de contato precisam de cuidados e existe o momento de serem trocadas.

Quais cuidados após a instalação?

Assim como as próteses mamárias de silicone precisam ser substituídas, as facetas também necessitam de troca com o tempo. Evitar hábitos danosos como roer unhas, caneta, abrir embalagens com os dentes entre outros ajudam a evitar fraturas e aumentam a durabilidade. Além desses cuidados são necessárias consultas periódicas onde o dentista avaliará a higiene, condição da gengiva, presença de trincas e manchamento. Todas são medidas preventivas para que o trabalho permaneça na boca com estética e função por um bom período de tempo.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2023 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com