
Clareamento dental
Dentes claros rejuvenecem o sorriso

O clareamento é um procedimento simples mas requer cuidado e acompanhamento por um profissional capacitado para não trazer danos ao paciente. Ele consiste basicamente em uma aplicação de um gel que contem o peróxido de hidrogênio ou de carbamida que penetra nos dentes, liberam oxigênio que reage com os pigmentos quebrando-os e removendo-os deixando os dentes mais brancos. Esta reação não provoca o desgaste das estruturas dentárias.
O clareamento pode ser feito em qualquer pessoa?
Cada pessoa tem uma particularidade que deverá ser investigada pelo dentista. Mas a princípio não é indicado para menores de 18 anos bem como, pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador, pacientes comprometidos sistemicamente sem estabilidade metabólica, grávidas ou mulheres amamentando, presença de cárie e inflamação na gengiva. Como o clareamento deve ser feito sob a supervisão de um dentista ele decidirá individualmente se é segura a realização.
Posso fazer o clareamento sozinho ou tenho q ir ao dentista?
No mercado existe um apelo muito grande de fitas clareadoras, creme dentais, soluções para bochecho que prometem o clareamento caseiro e sem supervisão de um profissional. A ANVISA publicou uma resolução que proíbe a venda desses agentes clareadores sem a prescrição de um dentista. Para maiores informações acessar o link

Quais são as técnicas disponíveis?
Existem 2 tipos de clareamento: o caseiro onde o paciente usa moldeiras com o gel fornecido pelo dentista e aplica em casa; e o clareamento do consultório que é administrado pelo dentista durante o atendimento clínico. Há ainda a possibilidade de associação das duas técnicas.
Quais os efeitos colaterais?
O clareamento é seguro desde que esteja sob supervisão de um dentista. O efeito colateral mais corriqueiro é o aparecimento da sensibilidade dentinária a presença de alimentos quentes ou frios. Caso apareça deve ser informado ao dentista que lançará mão de agentes dessensibilizantes. Existe também o desconforto e dor constante logo após a aplicação do gel, geralmente eles são passageiros, durando alguns dias. O dentista deverá ser informado e avaliará se estão dentro dos limites da normalidade ou se precisam de alguma medicação.
Ocorrerá algum dano aos meus dentes e gengiva com o clareamento?
Em um tratamento sem supervisão se houver cárie não tratada há o risco do agente clareador atingir a polpa (nervo) do dente, nessas situações o dano ao dente é irreversível, com a morte da polpa e a necessidade da realização de um tratamento de canal.
Um paciente mal instruído pode em um clareamento caseiro aplicar o gel de forma errada promovendo o extravasamento do gel que entrará em contato com a gengiva e ela poder sofrer irritações.
Mais uma vez é importante ressaltar a necessidade de orientação do cirurgião dentista para evitar estas intercorrências desnecessárias.
Quanto tempo dura os dentes clareados?
A durabilidade dependerá dos cuidados adotados ao fim do clareamento. Sabe-se que alguns alimentos como café, vinho, chás e refrigerantes possuem pigmentos que podem escurecer os dentes. Pessoas fumantes também diminuem a durabilidade do clareamento. Ao evitar o uso dessas substancias o clareamento irá durar mais tempo. Em geral há necessidade de visitas anuais para manutenção da cor.