Clareamento dental

Dentes claros rejuvenecem o sorriso
O clareamento é um procedimento simples mas requer cuidado e acompanhamento por um profissional capacitado para não trazer danos ao paciente. Ele consiste basicamente em uma aplicação de um gel que contem o peróxido de hidrogênio ou de carbamida que penetra nos dentes, liberam oxigênio que reage com os pigmentos quebrando-os e removendo-os deixando os dentes mais brancos. Esta reação não provoca o desgaste das estruturas dentárias.

 

O clareamento pode ser feito em qualquer pessoa?

Cada pessoa tem uma particularidade que deverá ser investigada pelo dentista. Mas a princípio não é indicado para menores de 18 anos bem como, pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador, pacientes comprometidos sistemicamente sem estabilidade metabólica, grávidas ou mulheres amamentando, presença de cárie e inflamação na gengiva. Como o clareamento deve ser feito sob a supervisão de um dentista ele decidirá individualmente se é segura a realização.

 

Posso fazer o clareamento sozinho ou tenho q ir ao dentista?

No mercado existe um apelo muito grande de fitas clareadoras, creme dentais, soluções para bochecho que prometem o clareamento caseiro e sem supervisão de um profissional.  A ANVISA publicou uma resolução que proíbe a venda desses agentes clareadores sem a prescrição de um dentista. Para maiores informações acessar o link 

http://portal.anvisa.gov.br/resultadodebuscap_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=223225&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=clareadores-dentais-terao-prescricao-para-sua-venda&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fresultadodebusca%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn1%26p_p_col_count%3D1%26_3_groupId%3D0%26_3_keywords%3Dclareadores%2Bdentais%26_3_cur%3D1%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch%26_3_format%3D%26_3_formDate%3D1441824476958&inheritRedirect=true 

Quais são as técnicas disponíveis?

Existem 2 tipos de clareamento: o caseiro onde o paciente usa moldeiras com o gel fornecido pelo dentista e aplica em casa; e o clareamento do consultório que é administrado pelo dentista durante o atendimento clínico. Há ainda a possibilidade de associação das duas técnicas.

Quais os efeitos colaterais?

O clareamento é seguro desde que esteja sob supervisão de um dentista. O efeito colateral mais corriqueiro é o aparecimento da sensibilidade dentinária a presença de alimentos quentes ou frios. Caso apareça deve ser informado ao dentista que lançará mão de agentes dessensibilizantes. Existe também o desconforto e dor constante logo após a aplicação do gel, geralmente eles são passageiros, durando alguns dias. O dentista deverá ser informado e avaliará se estão dentro dos limites da normalidade ou se precisam de alguma medicação.

 

 

Ocorrerá algum dano aos meus dentes e gengiva com o clareamento?

Em um tratamento sem supervisão se houver cárie não tratada há o risco do agente clareador atingir a polpa (nervo) do dente, nessas situações o dano ao dente é irreversível, com a morte da polpa e a necessidade da realização de um tratamento de canal.

Um paciente mal instruído pode em um clareamento caseiro aplicar o gel de forma errada promovendo o extravasamento do gel que entrará em contato com a gengiva e ela poder sofrer irritações.

Mais uma vez é importante ressaltar a necessidade de orientação do cirurgião dentista para evitar estas intercorrências desnecessárias.

 

Quanto tempo dura os dentes clareados?

A durabilidade dependerá dos cuidados adotados ao fim do clareamento. Sabe-se que alguns alimentos como café, vinho, chás e refrigerantes possuem pigmentos que podem escurecer os dentes. Pessoas fumantes também diminuem a durabilidade do clareamento. Ao evitar o uso dessas substancias o clareamento irá durar mais tempo. Em geral há necessidade de visitas anuais para manutenção da cor.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2023 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com